quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

À sombra da tua maquiagem

Encerro aqui e não vou te mentir,
quis sim tudo aquilo pra mim:
teus olhares, teus sorrisos, teu meio, teu começo, teu fim.

E cá entre nós, lutar contra o tempo
é tentar enxergar no meio-dia de um verão,
com o primeiro abrir de olhos de um sono profundo
arquitetado pela ressaca de um carnaval, detalhes do sol a olho nu.

A maquiagem que tu tens, faz sombra ao teu sorriso
que rasgava sem graça mas feliz por me ver.
Agora serve de máscara pro teu silêncio apático
na ansiedade de me esquecer sem nunca mais precisar me ver

Eu quis, quero, mas quis. Me diz você.
Sabe bem que te sinto ainda?
Te quero não só a tua madrugada toda pra mim, mas o teu dia inteiro.


O teu perfume ainda está no meu travesseiro.



sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

E agora, Zé?

E agora, Zé?
A festa acabou mesmo,
mas há uma nova luz,
saí do meio do povo,
a noite pra mim congelou,

e agora, Zé?
e agora, meu camarada?

você que me avisou,
que as coisas iriam mudar,
você que também faz versos,
já sabia do meu atual protesto,
e agora, Zé?

Falou da mulher,
e de um novo curso,
o carinho muda,
mas o amor não morre,
não beba pois tem um bebê,
pare de fumar,
cuide as boas maneiras,
controle o sorriso amarelo,
nada é utópico, nada acabou,
não fuja,
suas ideias não podem mofar,
mas e agora, Zé?

O amor se transforma,
o individual não é mais agora,
Zé, e agora?

Não adianta gritar,
nem dormir sem querer sonhar,
você pode até cansar,
mas a vida tem muito pra mostrar
você aprende, Zé!

Antes esteve sozinho no escuro,
agora abraçado no sorriso mais lindo,
sua vida galopa voraz com mais de um coração,
você marcha, Zé!
Zé, pra onde?

Para o amadurecimento.



quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Novas rotinas

Toda rotina quando se quebra gera uma nova fase, um recomeço, uma nova chance.
A saudade aperta, mas sabemos que é da vida.
Não podemos nos acomodar, precisamos sempre ser desafiados,
testar nossa capacidade e conquistar mais de tudo.

O recomeço é bom, revigora a alma e a esperança.
Mas a saudade do que passou, do que acabou, pode criar um medo.

O receio só não pode ser maior do que a vontade de seguir em frente.

Novidade, saudade.
Coragem, receio.
Passado, futuro.
Desafio, vida.

É a vida.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dilema na maçaneta

Há uma porta diante de mim.

Nela tem o meu nome escrito.

Do outro lado, posso enterrar fantasmas,
esquecer algum passado desastroso e mirar nas possibilidades
da oportunidade que se abre num véu.
Que venham os desafios e que venham novas lembranças. E que se vá você.

Parece que você não se guia mais por mim
e nem me entrega um sorriso infantil.
Hora de parar de pedalar.
É hora de recomeçar e descobrir o novo do lado de lá.

É hora de abrir a porta.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Idas e idas

Toda viagem empolga.
A planejada, a de improviso

A solitária, a com os amigos
a viagem que nos leva pra conhecer lugares e pessoas
e aquela que nos leva pra longe de outras pessoas ou dos mesmos lugares.

A partida dá um frio na espinha, enquanto a volta às vezes nos tira o fôlego.
Ou vice-versa.

O percurso encanta. As descobertas abrem portas e janelas em nós.
A sensação de não ter realizado ou visitado tudo o que se podia.
A sensação do dever cumprido e do montante que ficará por fazer.

Foi perfeito como o caos pode ser em sua poesia.
Mas também pôde ser incompleto nas pinceladas de um pintor apressado.
Faltaram dias, momentos, detalhes, frações de segundos.
Principalmente... faltou vida pra dar tempo de tanto tempo com pouca vida.

Às vezes, a viagem tem um ótimo motivo que nos faz querer não voltar para casa,
assim como há também às vezes, os motivos que nos obrigam a voltar.

Toda viagem de partida leva na mala a ansiedade.
E toda viagem de retorno, traz a vontade de matar a saudade.
Toda viagem cria expectativas e esperanças.

Mas toda viagem sem companhia, uma hora cansa.